geleia de marmelo e marmelada

geleia de marmelo

Tenho feito pratos saborosos que podia partilhar com mais frequência. Pois podia. O problema é fotografá-los, por vários motivos, ou  porque a luz não é a ideal no inverno, ou porque o apetite é muito, ou mesmo por falta de tempo, acabamos quase sempre por não materializar as fotografias.

Esta receita de marmelada e de geleia de marmelo e as respectivas fotos foram feitas em novembro, na época em que os marmelos eram a fruta da estação e não resisto a publicar pois a geleia ficou muito boa. 

Para a marmelada a receita é idêntica  à de maçã que já publiquei aqui.

A geleia é feita com a casca e os caroços dos marmelos depois de cozidos para a marmelada. Colocam-se novamente a cozer em água durante uma hora. No fim desse tempo filtra-se a água da cozedura com um pano de algodão para retirar as impurezas. Adiciona-se o açúcar na proporção de 900 gramas para 1 litro de líquido e vai novamente a ferver em lume brando até atingir o ponto. Este está pronto se ao colocar um pouco da calda num prato  e passar a colher no meio a geleia não se unir.  Enfrascar e fechar ainda quente.

marmelada

Comentários

Enviar um comentário